Reforma da Unidade prisional anunciada

01/09/2011 15:46

 

A Unidade prisional de Parintins passará por reforma urgente. A informação é do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Cabo Maciel (PR) que visitou pela segunda vez a unidade constatando a interdição do presídio. O parlamentar já havia denunciado a superlotação e as péssimas condições de higiene em que o mesmo funcionava. No dia 10 de junho o líder do PR na Assembleia Legislativa do Estado, aprovou requerimento legislativo encaminhado ao governador Omar Aziz (PMN) solicitando a execução de serviços de reforma e ampliação da Unidade Prisional do município de Parintins.

“O presídio apresenta os mesmos problemas observados na maioria dos presídios do país, superlotação, falta de banheiros apropriados, para os agentes penitenciários e para os presidiários realizarem suas necessidades fisiológicas, além de outras necessidades”, disse. Segundo o deputado, outro problema é a presença de pombos que invadiram o prédio, gerando risco de um surto de doenças entre as quais a Salmonelose, Histoplasmose, Toxicoplasmose, Pseudotuberculose, Ornitose, Candidíase, Encefalite, tuberculose avícola, além de alergias de modo geral, transmitidas pelos pombos. "Até as plumas podem causar alterações respiratórias”, acentuou.

Ele criticou a postura do município que ainda não providenciou a escolha de um local para que o Estado possa construir um novo presídio. “Não é possível construir presídio no rio”, disse.

Na semana passada uma equipe de engenheiros e técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) vieram a Parintins com objetivo de fazer um levantamento da situação do complexo para que possa iniciar a reforma do presídio. A confirmação do início das obras foi dada na última quinta-feira (24) pelo Secretário Adjunto de Justiça e Cidadania, Coronel Bernardo Encarnação, durante a audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado.