Pesquisas movimentam política

31/08/2011 10:34

Pesquisas movimentam os bastidores da política

9 nomes foram citados para a disputa eleitoral de 2012

 

Um ano antes das eleições municipais, as pesquisas eleitorais movimentam os bastidores da política em Parintins. Todos os dias saem novos números, mas, nada oficial ou registrado na justiça eleitoral. Os números publicados nas emissoras de rádios, blogs e sites colocam na frente sempre os candidatos ao qual o veículo tem ligação.

Os Institutos de Pesquisa que atuam neste ramo no Amazonas, Action Marketing e o Perspectiva Opinião e Mercado, já estiveram em Parintins fazendo as pesquisas preliminares com perguntas essenciais: em quem você votaria e em quem você não votaria, a aceitação e rejeição dos pretensos candidatos, avaliação da administração municipal e os principais problemas. 

Nas duas pesquisas apareceram os nomes de Alexandre da Carbrás, Messias Cursino, Bi Garcia, Enéas Gonçalves, Carmona Oliveira, Telo Pinto, Mateus Assayag, Israel Paulain e João Pedro Gonçalves.

As pesquisas eleitorais realizadas pelos institutos são feitas sob encomenda dos partidos, coligações e candidatos para serem usadas no planejamento estratégico de campanhas e os números só podem ser divulgados se a pesquisa for oficializada no Tribunal Regional Eleitoral.

Mas os números acabam vazando s e os pretensos candidatos acabam tendo acesso aos resultados, o que gera preocupação para alguns e desafio para outros que fazem a leitura da tendência de subida ou queda de determinada candidatura.

De acordo com a metodologia dos institutos só é possível chegar à conclusão que uma candidatura está crescendo ou caindo, se houver, pelo menos, três pontos consecutivos de aferição, com pelo menos três deles seguindo na mesma direção.

Assim, para se dizer ou escrever com segurança que um determinado candidato cresceu ou caiu, sem errar, é preciso analisar a evolução do seu desempenho dentro de uma série de pesquisas e não somente comparar, isoladamente, a pesquisa atual em relação à anterior.

 

Fatos e Boatos na corrida da sucessão

 

A Rádio Clube de Parintins, por exemplo, já anunciou números de quatro prováveis pesquisas, mas sempre afirmando que são apenas boatos. Na primeira pesquisa da emissora, logo após o Show de Bruno e Marrone, no mês de maio, Enéas estava na frente, seguido de Alexandre da Carbrás, Carmona Oliveira e Messias Cursino.

Na segunda, usando o nome de Durango Duarte a emissora disse que Enéas se mantinha em primeiro, Alexandre em segundo, Messias de quarto passou para terceiro e Carmona caiu para quarto. Na terceira os números eram de uma pesquisa feita pelo prefeito Bi Garcia em que Messias Cursino assumiu a liderança, Enéas caiu para segundo, Alexandre terceiro, João Pedro Gonçalves que não apareceu nas primeiras surgiu em quarto e Carmona caiu para quinto.

Na pesquisa desta semana o programa anunciou que Alexandre assumiu a dianteira, Messias apareceu em segundo, Enéas caiu para terceiro e Carmona o quarto. Quando começou a pré-campanha Enéas vinha na frente e teve queda constante, correndo o risco de ter empate técnico com Carmona Oliveira.

Apesar dos números, o empresário se diz feliz com os últimos resultados de uma pesquisa que não é boato, mas é fato e que está sendo registrada no TRE e pode surpreender os velhos atores da política.

O vereador Rai Cardoso usou a tribuna da Câmara e fez um comparativo da última eleição para governo, onde o candidato Alfredo Nascimento aparecia com 40% e Omar com 13%, sendo que Omar venceu as eleições. “Tem candidato que pode estar na frente hoje e amanhã pode estar atrás. Tem gente que ainda não aprendeu a fazer política”, disse.