Indices crescentes de acidentes em Parintins

02/09/2011 10:23

 

A temática não é nova, mas registra cenas diárias nos bairros, estradas e centro da cidade. Nos últimos quatro anos Parintins têm registrado números crescentes de acidentes de trânsito, principalmente com vítimas lesionadas e danos materiais.

De acordo com dados do 11° Batalhão de Política Militar, em 2007 foram registrados 214 casos e em 2010 os números chegaram a 306. Mais assustadores são os acidentes com danos materiais em 2007. A PM registrou 81 casos,  e  números de 2010 chegaram a 330 registros. As colisões com vítimas lesionadas ocorrem sempre por direção perigosa, pessoas alcoolizadas, menores dirigindo, falta de uso do capacete, pegas, entre outras situações.

Apesar da evolução crescente, registra-se também a queda nos números com vítimas fatais. Em 2007 registrou-se 10 casos e em 2010 apenas quatro. Mas a explicação para a redução está na campanha maciça realizada na cidade para o uso do capacete, instrumento que tem contribuído para salvar vidas.

No dia 17 de junho dados do Detran-AM apontaram que a frota de veículos com registro de emplacamento em Parintins, é de 10.590, podendo chegar a 18 mil em razão dos veículos sem placa e oriundos de outros estados. Em junho o município recebeu a visita do Coronel Adson Silva, contratado pela prefeitura e responsável pelo projeto “Uma política para o trânsito e o transporte na cidade de Parintins”, mas para ser instalado necessita da aprovação de algumas leis pelo Poder Legislativo. O Gabinete de Gestão Integrada – GGI e Polícia Militar adotaram a realização de blitz educativas na semana passada, mas anunciam que a partir do dia 15 de setembro as blitz serão repressivas. Menores na direção, veículos suspeitos de terem sido roubados e alcoolismo estão na lista da Tolerância Zero aprovada pelos membros do GGI.