Parintins tem 102 mil habitantes

04/08/2011 10:11

População urbana evolui e representa 68,4% do total de habitantes no município.

 

Parintins assumiu a posição de segundo maior município em população do Amazonas, de acordo com dados do Censo 2010, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE  e publicado no dia 02 de junho deste ano. De acordo com os dados, a cidade possui 102.033 habitantes, sendo 69.890 habitantes na zona urbana e 32.143 na área rural, que inclui o Distrito de Mocambo com 7.903 moradores.

A sinopse registra que o município cresceu e hoje possui vinte bairros, sendo o Bairro Paulo Corrêa o mais populoso, com 13.666 moradores, seguido do Bairro Itaúna II, com 7.785. A terceira posição é do Bairro de Palmares, com 6.683 moradores, o quarto ficou para o Bairro de Itaúna I, com 5.574 pessoas e o centro da cidade, que atinge o número de 5.286 habitantes.

O menor bairro, de acordo com a pesquisa, é o Distrito Industrial I, com apenas 5 moradores. Outro dado é que o Bairro Paulo Corrêa concentra a maior proporção de crianças na faixa etária de 0 a 4 anos, com 15,2%.

 

Crianças

 

Dos 13.666 moradores, aparecem 2.077 crianças com essa idade, seguido do Bairro Castanheira, com 11,9%, e 10,6% no Itaúna. Mas, é no centro da cidade que estão os moradores mais antigos , com pessoas a partir de 65 anos, um total de 10, 3%. A mesma situação é observada nos Bairros São Benedito, com 9,4%, e Santa Clara, com 8,4%. O bairro que registra o menor número de pessoas com 65 anos é Jacareacanga, com 1, 4%.

 

Mas, é no Bairro de Santa Clara que se encontra o índice mais alto de moradores em domicílios ocupados, com 5,2 moradores, ou seja, quase seis pessoas residem na mesma casa. Já o Bairro João Novo registra o menor número de pessoas nas residências. Nos Bairros Itaúna I e II a média ficou em 5,1 pessoa por domicilio.

O censo considera que a concentração da população nas áreas urbanas continua evoluindo, chegando a representar 68,4% do total. Com isso, Parintins acompanha uma tendência marcante na população do Estado e do país, a urbanização populacional.

 

           Em 2015 nova contagem populacional

 

A chefe da Agência do IBGE em Parintins, Fátima Silva, informou que o censo é realizado a cada dez anos e no intervalo de cinco anos é realizada a contagem. “Realizamos o censo em 2010 e a previsão é de que em 2015 tenhamos uma nova contagem”, enfatiza.

De acordo com Fátima, no mês de outubro serão divulgados novos dados da pesquisa uma vez que os divulgados incluíram apenas o total da população, o sexo das pessoas e a idade para todos os bairros. Ela acrescentou que Parintins não terá redução no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

O censo é uma ferramenta que ajuda a planejar, estudar e entender a sócio-economia dos municípios, assim os gestores públicos podem agir com base nas demandas da população. Fátima anunciou também que no período de 29 de agosto a 19 de setembro, estarão abertas as inscrições para 4.250 vagas temporárias para Agente de Pesquisas e Mapeamento (salário mensal de R$ 850,00), oferecidas em 554 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal.

 Os selecionados terão contratos de até dois anos, renovados mensalmente. Para o município de Parintins estão disponíveis três vagas. As inscrições serão feitas no site da Consulplan (www.consulplan.net).