Hospital Padre Colombo celebra 35 anos

03/09/2011 06:26

 

O Hospital Padre Colombo comemora neste sábado, 03, de setembro , os trinta e cinco anos de fundação. A obra é uma de muitas deixadas pelo Bispo Dom Arcangelo Cerqua que na época convidou Ulisses Guimaraes para a inauguração em Parintins. Para celebrar a data será realizada Missa de Ação de Graças na Unidade de saúde e à noite um jantar no Kuat Clube com apresentação do Boi Caprichoso. O Hospital é conveniado com o Governo do Estado mantendo onze médicos para atendimento a população.

 

O nome dado ao Hospital é uma homenagem ao Padre do PIME Ferrucio Colombo que em 1962, no dia 08 de março, à tarde, Parintins foi vítima de um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um automóvel no cruzamento das Ruas Silva Meireles e Paes de Andrade. Padre Colombo, chocou-se cum um funcionário da empresa Martins Melo.

Padre Colombo foi atirado de sua moto, chocando-se contra a calçada. Em consequência do impacto, sofreu traumatismo abdominal, tendo sido levado ao Hospital da Fundação SESP (hoje Jofre Cohen). Não tendo resistindo ao traumatismo sofrido, veio a falecer no dia 09 de março de 1962, um dia após o acidente.

A partir de então, seu amigo e Superior Dom Arcângelo Cerqua, observando exíguo serviço de assistência médica local, somado as dificuldades de locomoção das pessoas carentes para centros de maiores recursos médicos, idealizou e projetou a construção de uma unidade de saúde, capaz de atender, com eficiência, todos quanto necessitassem de assistência médica, em especial aquelas pessoas desprovidas de maiores recursos financeiros, mais precisamente nossos irmãos do interior e municípios circunvizinhos, uma vez que aquela época, Parintins já era referência para os demais municípios do baixo Amazonas.

No meado dos anos 60, contando com o apoio da então Prelazia de Parintins e de seu amigo, Sr. Rafael Faraco, então Deputado Federal, que conseguiu verba federal direcionada à então Prelazia de Parintins, Dom Arcângelo começou a pôr em prática o seu projeto; fundiu os alicerces, até armação para a cobertura, sob a coordenação do Padre Silvio Miotto, do então almejado hospital, que se chamaria Padre Colombo, em homenagem ao amigo e companheiro de evangelização. Infelizmente, os recursos não foram suficientes para continuar os serviços, e então, a obra teve que ser paralisada. Anos depois, finalmente, as estruturas daquela casa estavam concluídas, mas havia a necessidade de alguém que tocasse o projeto para frente no que diz respeito ao funcionamento do hospital.

Certo dia, Dom Arcângelo formulou um convite ao amigo, médico Romualdo de Castro Corrêa, então funcionário da Fundação SESP, para que esse estudasse as possibilidades de por em funcionamento o tão sonhado hospital, no que foi prontamente atendido. Depois de algumas reuniões entre Dom Arcângelo, padre Silvio Miotto e Dr. Romualdo, ficou decidido que a partir de então, Romualdo, ficaria responsável pelo processo de funcionamento do hospital.

Na segunda metade do ano de 1976, Dr. Romualdo deu início aos trabalhos de ampliação e reforma de algumas instalações já deterioradas pelo tempo. Para tanto o mesmo teve que se desfazer de quase todos os bens de sua propriedade com a finalidade de angariar recursos para investir nos serviços já citados e na aquisição de equipamentos necessários ao bom funcionamento do hospital, o que realmente aconteceu alguns meses mais tarde.

 Em 1976, dia 04 de setembro, ás 16:40hs, finalmente o hospital Padre Colombo foi inaugurado pelo Secretário de Estado de Saúde do Amazonas Carlos Telles Borborema, representando o Governo do Estado do Amazonas, com a presença de Dom Arcângelo – Bispo de Parintins e o Dr. Romualdo, presentes a solenidade estavam autoridades como: Benedito de Jesus Azedo, Prefeito Municipal, deputados: José Dutra e Ulisses Guimarães, Irmã Lídia Vicentim – diretora do Colégio Nossa Senhora do Carmo, os médicos: Ricardo Alexandre Guimarães, Gutenberg Palmeiras, Ubaldino Meireles – Superintendente do extinto INPS, Raimundo Meninéia – Superintende do Fun Rural na época, Terezinha Maria Pinto de Souza, Léa Meirelles Pinheiro, Ivens Maria Mota Melo, Dulce Albuquerque Maranhão, Inocência Pires de Jesus, Professor Élson Oliveira- representante do INPS de Parintins, entre outros.

Apesar de inaugurado, o Hospital Padre Colombo só começou a funcionar no dia seis de setembro de 1976 ás 7:00hs da manhã e assim o sonho de Dom Arcângelo finalmente tornou-se realidade. O Hospital Padre Colombo abriu suas portas para atendimento ao público, com os serviços de ambulatório, pronto socorro, maternidade e hospitalar.