Gastronomia à moda parintinense

04/08/2011 10:25

“É preciso ter muito cuidado ao criar um prato diferente com os sabores da nossa cidade”

 

Torta de tucunaré, cremes de ingá, tucumã, cupuaçu e uma galinha caipira ao molho de araçá-boi são algumas das especiarias assinadas pelo gourmet parintinense Oleno Paes de Oliveira, 36. Tendo a beleza natural da Comunidade do Parananema como companhia e os temperos fortes da região, ele é uma das referências do Guia de Restaurantes Amazonas e da 6ª edição do Brasil Sabor Amazônia.

Mas foi a partir de 2009, com a criação do bolo de tucupi, que ele tornou-se parte do projeto que busca novidades no mercado da gastronomia preparando-se para a Copa de 2014.

Com um sabor agridoce ele não esconde a receita concluída após várias experiências. “Não coloco manteiga, apenas açúcar, trigo, ovos e o tucupi concentrado, além de uma calda que é o tucupi caramelado”, conta.  Oleno, que tem paixão por massas, buscou conhecimento e experiência na culinária em Manaus e Porto velho, onde morou.

“A diferença de Parintins é que aqui os temperos são mais pesados, em outros locais os sabores são mais leves. Por isso é preciso ter muito cuidado ao criar um prato diferente com os sabores da nossa cidade”, informa.

Outra diferença de Oleno é que ele não desperdiça o óleo usado na preparação dos pratos. “Tenho essa preocupação, porque quando trabalhava fora, as universidades e as empresas compravam para transformar em outros produtos. Aqui em Parintins é difícil, tenho vinte e cinco garrafas guardadas, embora tenha procurado comprador”, explica.

 

           Da maxaceira ao Jambú

 

Jaraqui ao molho de lascas de tucumã, rocambole de macaxeira, pizza de cupuaçu com chocolate, filé de peixe grelhado ao molho de castanha da Amazônia e arroz com jambú são outros pratos típicos de Parintins incluídos no Guia. A proposta é transformar a gastronomia em mais uma paixão nacional, igual ao futebol. Em Parintins doze restaurantes mudaram a apresentação dos pratos, incluindo os produtos regionais.

Inserir o cardápio no guia vem de um projeto perseguido por Soraia Cohen, 52, que há dezesseis anos atua na rede hoteleira e de guias turísticos. “Esse é um trabalho que iniciou há três anos, mas vendo os pratos sendo apreciados pelos parintinenses e visitantes, enche de orgulho saber que o nosso trabalho está sendo concretizado”, comenta.

Ela adianta que, através da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, serão oferecidos cursos de manipulação e higiene de alimentos, além de realizar em Parintins o roteiro gastronômico nos dias 5 e 6 de agosto, aberto a todos que trabalham com comida fora do lar.

Os pratos incluídos no Guia podem ser saboreados no Mercado Central, box da Marilza, Café regional Gabi, Churrascaria Carne na Tábua, Delícias na Chapa, Restaurante da Dodó, Flutuante da Soraya, Mister Pizzo, Panorama e Espaço Café, Paraíso da Ilha, Point Fashion, Churrascaria do Baruka, Refúgio da Ilha e Restaurante Tucunaré.