Caprichoso lança edital de toadas 2012, anuncia aniversário do boi e assembléia de avaliação.
A Presidenta do Boi Caprichoso Márcia Baranda reuniu a imprensa, conselheiros, diretores e compositores na manhã desta segunda-feira (19) no auditório da escola de Artes, para anunciar o edital de toadas do Festival Folclórico 2012, a Assembléia de avaliação de arena dia 06 de outubro e o aniversário de 98 anos do Boi Caprichoso dia 20.
De acordo com o edital o processo de inscrição se estende de 19 de setembro a 15 de novembro e pode ser feito no escritório central da Associação. Os compositores que residem fora de Parintins, poderão fazer o dowlownd da ficha de inscrição no site do boi Caprichoso www.boicaprichoso.com.
Márcia nomeou Carmona Oliveira e a vice-presidente Socorro Carvalho para compor a Comissão organizadora sob a coordenação da Presidenta. De acordo com o edital, o CD oficial terá quinze composições, sendo pago a cada toada classificada o valor de R$ 3 mil.
As toadas devem ser apresentadas em CD sem o nome dos compositores com quinze cópias. As de lenda e ritual necessariamente devem conter pesquisa e referência bibliográfica. Quanto ao conteúdo as letras devem ter ritmo e melodia de acordo com as tradições do Caprichoso, devem mencionar o nome do boi Caprichoso, ou o símbolo da estrela, ou as cores azul e branca além do sentimento de amor ao boi.
Poderão ser inscritas toadas de itens individuais, coletivo, galera, exaltação, lenda, ritual figura típica, tribo, toada, letra e música e toada tema. O processo de escolha terá duas etapas eliminatória e classificatória.
Márcia chamou atenção para o artigo 5° que só poderão participar do concurso compositores que tenham identidade com o Caprichoso, sendo vedada, a participação do compositor que tenha toada na Associação concorrente. No caso de comprovação, serão eliminadas as obras musicais que tenham feito uso de pseudônimo ou ainda que tenha feito utilização de nomes de terceiros para participarem da seleção de toadas da Associação contrária.
“Será expressamente proibida à divulgação das toadas selecionadas em rádios, lojas, bares e outros locais de execução pública, podendo a Comissão determinar a eliminação da toada em qualquer dos estágios de seleção”, disse.
Farão parte da comissão julgadora diretores, conselheiros, fiscais e outras pessoas envolvidas com o Projeto do Boi de Arena. Márcia encerrou dizendo que só serão classificadas toadas consideradas excelentes.
Compositores aprovam processo democrático no Caprichoso
Democrático, foi assim que aconteceu o lançamento do edital de toadas que contou com a participação dos compositores que sugeriram propostas para o processo de escolha, mantendo assim maior aproximação da presidência.
O compositor César Moraes, disse que foi lançado o desafio. “A Márcia aproximou os compositores da presidência, ela abriu esse espaço e nos ouviu porque também fazemos parte do Boi. Já tenho quatro toadas, mas como disse a Presidente vou zelar pela qualidade não pela quantidade”, ressaltou.
Para o compositor Suame Patrocinio, a Presidente inovou. “Essa é uma experiência diferente que não aconteceu antes, é isso que nós queremos, ser ouvido e ela prova que está valorizando o nosso trabalho, cumprindo com pagamento em dia e discutindo esse processo de escolha”, ressaltou.
Outro que expos seu pensamento foi Ademar Azevedo, que disse ter sido fundamental a participação dos compositores no lançamento. “Foi essencial porque tivemos a oportunidade de conhecer o que deseja a Presidência e o Conselho, vamos fazer um CD para superar 2011”, concluiu.
O diretor de projeto Gil Gonçalves disse aos compositores que as toadas não podem mais ser consideradas descartáveis. “Ninguém pode mais pensar em fazer toada para se tocada uma única vez, o nosso torcedor é exigente, não podemos esquecer que o boi deve ser porta voz da Amazônia, e que estamos próximo do centenário do Caprichoso”, enfatizou.
A Presidente do Conselho Socorro Carvalho foi mais além e disse que o Caprichoso possui hoje o melhor time de compositores do Festival. O diretor de arena Edwan Oliveira desejou sucesso aos compositores que não esconderam o entusiasmo para compor o melhor CD de todos os tempos para o boi Caprichoso.