Eterno Trovador vence Festival de Toada
Com batida tradicional do boi bumbá a toada Eterno Trovador, venceu o 5° Festival de Toada de Parintins com 140,80 pontos. Defendida pelo Grupo Toada de Roda e representando o boi Garantido a composição de Geandro Matos inspirou-se no ritmo mais cadenciado. “Agradeço a Deus, ao Grupo Toada de Roda e César Moraes que me ajudaram a tornar realidade esse sonho”, disse o compositor. Há três anos ele perseguia o prêmio.
A melhor toada do Caprichoso, foi DNA Caboclo de Enéas Dias e Marcos Lima, defendida por Márcia Siqueira conquistando 140 pontos. Uma toada que afirma que o boi bumbá esta no sangue do parintinense Caprichoso.
O evento ainda revelou o talento de Wikin’s que veio de Manaus e participou pela primeira vez do Festival defendendo a toada de Demtrius Haidos e Geandro Pantoja. O melhor intérprete ficou com o apresentador do Boi Caprichoso Junior Paulain. Entre os jurados estavam os compositores Braulino Lima, Emerson Maia, José Carlos Portilho e Carlos Magno. Além de Antônio Vilaça e a professora de música do IFAM Cristiane.
O coordenador da SICTUR Eduardo Gomes declarou que a festa foi um sucesso. Durante o Festival o prefeito Bi Garcia homologou o hino “Meiga Flor do Amazonas” autoria de Dom Arcangelo Cêrqua que agora é o hino oficial da cidade. Outro momento foi o desfile de figurinos regionais da “Zé Açu Modas”, criado por Eliane Silva, que trouxe pela primeira vez ao Festival, modelos jovens da Comunidade do Zé Açú que aprenderam a confeccionar figurinos usando matéria prima sustentável, fibras, palhas e sementes.